Vinho pode fazer tão bem quanto Exercícios Físicos



  

Confira aqui quais são os principais benefícios do vinho na saúde das pessoas.

Com a chegada do frio em várias regiões do país, mudam-se os hábitos da população, dentre eles os hábitos alimentares e de exercícios físicos. De fato, quando a temperatura diminui a tendência é aumentar nosso gasto energético e por isso nos alimentamos com mais frequência. O problema dessa mudança é que geralmente vem acompanhada de redução da prática de exercícios, geralmente pela comodidade do ambiente aconchegante do nosso lar durante períodos de temperaturas amenas. A consequência disso é o aumento de peso, porém, existe um aliado muito interessante e saboroso para nossa saúde, o vinho, carregado de inúmeros benefícios para nosso organismo, também auxilia na manutenção do peso.

Sem dúvida, os exercícios físicos são indispensáveis para a nossa saúde, mas quando ingerimos em quantidades adequadas o vinho (principalmente o tinto) os benefícios são maximizados e uma taça de vinho pode equivaler a uma hora de academia. Um dos componentes presentes na uva e multiplicados no vinho são os polifenóis, principalmente os flavonóides, que atuam na aceleração do metabolismo e ajudam a controlar o peso. Além disso, os mesmos componentes previnem doenças neurodegenerativas. Também está presente no vinho tinto um antioxidante muito eficiente no desempenho físico, o resveratrol, esta substância também está presente em algumas frutas e nozes. Ela foi testada por pesquisadores, que obtiveram respostas de melhora no metabolismo, no funcionamento cardíaco e na força muscular esquelética.

Os benefícios não param por aí, esta bebida possui ação vasodilatadora que reduz a pressão sanguinea e reduz a formação de placas de lipídios e colesterol, que podem causar obstrução das artérias e levar ao infarto.





O vinho também auxila na prevenção de doença renal crônica, dos cânceres de pele, pulmão e próstata, dentre outras doenças.

Mas afinal, qual a quantidade adequada de vinho que devemos ingerir diariamente para obter todos estes benefícios? O recomendado é cerca de 250 mililitros ao dia para o sexo masculino e 200 mililitros para o sexo feminino. Os efeitos do resveratrol já são adquiridos com a ingestão de 150 mililitros diariamente, porém, é importante sempre consultar um médico para adequar a quantidade a ser ingerida com a sua necessidade e condição fisiológica.

Por Fabiana da Rosa.



Post Comment