160º Aniversário de Sigmund Freud



  

Saiba quem foi Sigmund Freud e qual a sua importância para a Ciência.

No dia de hoje é lembrado o nascimento de Sigismund Schlomo Freud, mais conhecido como Sigmund Freud, o pai da psicanálise.

Freud é considerado o pai da psicanálise, nascido em 06 de maio de 1856, no antigo Império Austríaco (atualmente território da República Tcheca) e falecido em Londres, na data de 23 de setembro de 1939. Freud foi médico neurologista e criador da psicanálise.

Seus estudos começaram com a técnica de hipnose, como forma de acesso à mente do paciente. Com este processo, Freud fazia tratamento de pacientes com histeria, fazendo com que o paciente fosse diagnosticado corretamente, ou seja, como um paciente com uma doença psicológica e não de origem orgânica.

Freud também foi revolucionário em seus métodos em que discriminava os mecanismos de defesa do ser humano e os métodos de tratamento da psicopatia, por meio do diálogo entre o médico (psicanalista) e o paciente, ou seja, a psicanálise. Este estudo foi muito importante para que pudéssemos traçar perfis de indivíduos que têm inclinação à psicopatia, assim como os mais variados perfis psicológicos que o ser humano pode desenvolver.





A técnica de livre-associação merece um capítulo a parte na história de Sigmund Freud, pois a imagem que temos em mente do psicólogo ou psiquiatra é de um profissional que coloca o paciente no divã e de acordo com a conversa que vai desenvolvendo com o paciente vai realizando suas anotações para seguir com o acompanhamento, diagnóstico ou tratamento, esta imagem é o conceito de livre associação de Freud. A livre associação é realizada da seguinte forma: o psicanalista desenvolve uma conversa com o paciente, uma conversa qualquer ou até mesmo solicita que o paciente identifique diversas figuras que são mostradas pelo psicanalista, nesta conversa, o psicanalista vai fazendo a coleta de informações aleatórias, estas informações aleatórias irão fazer com que o psicanalista consiga coletar a maior quantidade possível de dados que o paciente pode oferecer, de modo a seguir com uma análise destes dados, traçando o perfil psicológico do paciente e assim, seguindo com a metodologia mais adequada a cada caso.

Os métodos e estudos utilizados por Sigmund Freud são até hoje intensamente debatidos e estudados, de forma que ainda hoje podemos ver o quanto Freud foi revolucionário, a frente do seu tempo e desenhou todo o futuro da psicanálise e estudo da mente humana, desta forma, podemos dizer que Sigismund Schlomo Freud tem seu lugar garantido entre as maiores personalidades da história com seu pensamento revolucionário, a criação de uma nova ciência e sua importância no desenvolvimento humano.

Por Davy Beiral



Post Comment