Pesquisa revela que pessoas que utilizam excessivamente o celular podem estar tendo problemas em seus relacionamentos.
É inegável que os smartphones passaram a fazer parte da nossa vida cotidiana, de nossos parceiros e evidentemente também de nossos relacionamentos. Hoje, não é raro encontrar pessoas que encontraram a alma gêmea em aplicativos para namoros ou que simplesmente encontraram alguém para ficar apenas por algum tempo, sem compromisso. Entretanto, saiba que a relação entre o seu namoro e o smartphone pode ser muito maior do que você imaginava ou aceitava até então.
Uma reportagem que foi publicada na renomada revista Time, mostrou um estudo feito pelo Psychology of Popular Media Culture, um periódico científico que comprovou a relação entre a dependência do usuário em relação ao seu dispositivo móvel ao momento vivido pela pessoa em seus relacionamentos íntimos. Segundo o estudo realizado, caso o uso do dispositivo seja excessivo por parte de algum dos integrantes do relacionamento, isso pode ser um indicativo de problemas no mesmo. O resultado foi aprovado pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Ao todo, 170 pessoas participaram do estudo, todas, em um atual relacionamento sério.
O estudo focou em realizar diversas perguntas, como a sensação da pessoa ao fato de elas se afastarem por um único dia de seu dispositivo, o que acaba por revelar o nível de dependência do usuário em relação a seu smartphone.
Um resultado bastante interessante obtido pelos estudos é o fato de que a necessidade que a pessoa sente em utilizar o dispositivo não tem tanta relação com a frequência que se utiliza os mesmos. Em outras palavras, você se considerar extremamente dependente do seu smartphone não quer dizer que você passa tanto tempo assim com o mesmo, mas sim, que você possui incertezas em relação ao seu relacionamento. A pesquisa identificou que as pessoas que se declararam muito dependentes dos dispositivos, também possuíam uma incerteza em relação aos seus relacionamentos com o parceiro.
Por outro lado, a pesquisa se torna ainda mais sólida quando os pesquisadores buscaram uma resposta do outro lado da relação, ou seja, aqueles que tinham relacionamento com pessoas que se declararam como muito dependentes de seu smartphone, estavam contentes com seu relacionamento? Segundo a pesquisa, a maior parte respondeu que não.
O problema seria a pessoa que você possui um relacionamento acabar se incomodando com a dependência que você possui do seu smartphone, o que acaba distanciando ambos. Portanto, se você anda muito dependente de seu smartphone, tome cuidado, pois seu relacionamento íntimo pode estar em ruínas.

Maria Luiza Mazzo



