Agendamento Online para Emissão da Carteira de Trabalho pelo Poupatempo



  

Confira como agendar a emissão de Carteira de Trabalho pela internet pelo Poupatempo.

A emissão de documentos sempre parecer ser um processo burocrático, por isso, muitas pessoas acabam por realizarem essa ação apenas quando não dá mais para adiar. Além da espera nos órgãos públicos emissores, existe toda uma resistência quando o assunto é emissão de segundas vias.

Pensando em agilizar esse processo, principalmente em caso de emissão de primeira via, alguns outros métodos são empregados, como por exemplo a emissão de carteira de trabalho através dos CATS móveis, unidades de centro de apoio ao trabalhador que operam de forma itinerante. Salvo esses casos, a forma mais usual de emitir sua carteira de trabalho é procurar o Poupatempo de sua região. Esses órgãos são associados à Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, o chamado SERT.

Antes, o atendimento funcionava por ordem de chegada, ou seja, se você quisesse emitir sua CTPS, teria que chegar o mais cedo possível e pegar uma senha. Agora, o sistema do Poupatempo se modernizou, sendo possível realizar o agendamento de forma online.

O Poupatempo emite 1ª e 2ª via de CTPS, seja por furto, roubo, perda, mau estado de conservação e mudança de estado civil, além de via de continuação. Você pode emitir a CTPS se for brasileiro ou naturalizado, desde que tenha idade igual ou superior a 14 anos.

Para agendar a emissão, primeiro se informe sobre o Poupatempo mais próximo de você que emite esse documento. Depois, acesse o site do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) para realizar o agendamento. Na página inicial, selecione a opção “agendamento” (se você não possui cadastro no site, será necessário efetuá-lo para fazer login).





Faça o login, preenchendo login e senha (para realizar o cadastro, clique no botão do lado direito “cadastre-se”). Feito o login, clique na opção “Carteira de trabalho”. Na sequência, clique em local e escolha o Poupatempo de sua predileção. Na sequência, selecione a data.

Feito esse processo, é necessário escolher um horário de atendimento. No passo seguinte, o site te dará a visualização de seu agendamento. Confira os dados e se tudo estiver certo, confirme.

Guarde o número do protocolo, pois será necessário fazer a apresentação dele no Poupatempo. Você pode imprimir, se for de seu desejo.

A carteira de trabalho fica pronta no mesmo dia de emissão. Os documentos necessários também estão listados no site oficial do Poupatempo.

Por Carolina B.

Carteira de trabalho



Post Comment